Entre tantas tendências que surgem e desaparecem no mundo dos casamentos, uma delas parece que veio para ficar: madrinhas vestidas com a mesma cor. Além de encantar as noivas, é também a queridinha dos fotógrafos, pois cria um belo efeito na composição e registros do grande dia.

Se você gosta dessa ideia, mas não sabe nem como começar, esse post foi feito especialmente para você! Aqui você tira as principais dúvidas sobre como escolher a cor do vestido das madrinhas. Confira!

A cor do vestido das madrinhas precisa combinar com a decoração?

Sim. A escolha das roupas das madrinhas deve levar em consideração a paleta de cores da sua festa de casamento. Afinal, se você quer ornar a decoração, vestidos e até a cor do buquê, os tons devem combinar entre si.

Assim, se você quer uma festa de casamento perfeita, avalie a composição de pigmentos escolhida para a decoração e encontre a paleta que melhor combine com seu gosto e ambiente.

As madrinhas precisam usar o mesmo tom?

Isso depende de como você quer compor o visual da cerimônia e para as fotos. Há noivas que se inspiram em casamentos norte-americanos, nos quais os vestidos das madrinhas seguem exatamente o mesmo tom. O efeito visual que a combinação gera é belíssimo, mas nem sempre é fácil para todas encontrar a exata tonalidade. Pode ser uma busca exaustiva!

Para facilitar, é muito comum que as noivas sugiram, dentro de uma cor, pigmentos parecidos ou que combinam entre si, oferecendo mais opções de escolha para suas amigas. Assim, há maior facilidade para encontrar o vestido adequado sem que nenhum destoe demais da proposta.

A época do ano influencia a escolha?

Sim, é preciso pensar na época do ano ao escolher a cor do vestido das madrinhas. Imagine, por exemplo, um casamento diurno, no verão, com cores escuras para os trajes. Pode não ser uma boa opção devido às altas temperaturas que vão esquentar até o último fio de cabelo.

Outro fator que influencia bastante é o horário. Em geral, é melhor optar por tons mais claros para o dia e deixar as cores mais escuras para o período noturno, equilibrando as atmosferas.

Quando devo avisar minhas madrinhas sobre a cor do vestido?

O ideal é que você avise tão logo seja feito o convite formal. No entanto, se essa data for muito em cima, pode ser interessante criar um Save the Date especial para indicar sua escolha com antecedência.

Algumas mulheres possuem mais dificuldade para encontrar vestidos de festa compatíveis com seus gostos. Ou a cor escolhida pode não oferecer grande diversidade em lojas mais comuns. Avisando com antecedência você garante que todas tenham tempo hábil para encontrar um vestido lindo e agradável para cada gosto!

E se alguma das madrinhas não gostar da cor escolhida?

Quando a escolha da cor é uma decisão unilateral por parte da noiva, esse tipo de inconveniente pode realmente acontecer. No entanto, existem algumas formas de evitar a situação, como exemplo:

Separe opções de tonalidade

A primeira maneira é disponibilizar vários tons de uma mesma cor. Assim você não impõe tantas restrições, garantindo que elas possam escolher a opção que mais agrada e, ainda, considerar o gosto pessoal e suas sugestões.

Presenteie a madrinha com o vestido

Esse caminho é mais comum quando a noiva sugere a cor e modelo do vestido. Além de ser uma boa solução quando você não quer abrir mão daquela tonalidade específica. Para isso, caberá à noiva presentear suas amigas com o vestido que usarão na cerimônia.

Mas, lembre-se: aqui vai um dinheirinho que deve ser calculado na ponta do lápis!

Escolha a cor junto com suas madrinhas

Quando você define a cor em conjunto, fica mais fácil chegar em um consenso. Mostre a paleta de cores do casamento e explique a importância que essa escolha terá para o casamento como você sempre sonhou. Assim, pode ter certeza que elas vão se empenhar na tarefa com muito mais afinco!

Deu para perceber que não é tão difícil escolher a cor do vestido das madrinhas? Se você ainda tiver dúvidas ou quiser nos contar sobre a escolha em seu casamento, escreva nos comentários para conversarmos melhor!