O casamento é uma das celebrações mais importantes e emocionantes que podemos ter. Esse é o momento em que duas pessoas que se amam decidem juntar suas vidas e viver como um casal e, por isso, acaba se tornando inesquecível — inclusive para as pessoas com quem você resolveu compartilhar esse momento, como familiares, amigos e colegas de trabalho.

Por conta disso, há sempre muita expectativa em torno da celebração. Existem muitas coisas que os noivos devem considerar quando resolvem fazer uma festa de casamento, e uma das questões mais desafiadoras é a definição do estilo de decoração.

Às vezes, pode parecer complicado escolher um que seja único, nunca antes visto, entretanto, alguns deles podem ser personalizados para passarem a autenticidade que você tanto deseja, como a decoração rústica para casamento.

Se você quer uma festa linda, inesquecível e inovadora, então essa é esse post é para você. Venha entender como esse estilo pode dar o toque de charme que você procura!

Por que escolher o estilo rústico?

Ele propõe um regresso às origens, buscando inspirações no country e no vintage. Assim, é a escolha perfeita para casamentos ao ar livre e em sítios e chácaras. A rusticidade é valorizada em cada detalhe e isso torna a decoração mais aconchegante e envolvente, deixando de lado a imponência e a formalidade das celebrações mais tradicionais.

Como fazer uma decoração rústica para casamento?

Separamos algumas ideias para você saber a melhor forma de decorar o seu casamento com estilo rústico e ter um dia perfeito e inesquecível:

Madeira

Um elemento que não pode faltar em um casamento rústico, com toda certeza, é a madeira. Esse material pode aparecer em mesas, cadeiras, bancos e outros enfeites.

Pallets e caixotes podem ser utilizados como suportes para arranjos de flores e até mesmo como estandartes para organizar outros elementos. Outra ideia é usar escadas com a função de arranjos ou suportes — o que dará ainda mais charme à decoração.

Paleta de cores

Você pode utilizar uma quantidade de cores enorme para o projeto de decoração rústica, já que a liberdade criativa e o DIY são fatores importantes para esse estilo. Isso permite que você crie um evento original e único.

É sempre interessante usar cores claras em casamentos, mas no estilo rústico isso não é regra, já que a combinação de cores e a criatividade são essenciais para que se atinja bons resultados.

Sendo assim, as cores fortes são ótimas para complementar as cores claras. O bom desse estilo é que você pode usar cores mais vivas sem medo de arriscar, como o vermelho, o amarelo e o roxo. Mas não esqueça de que essas cores devem ser um complemento das cores claras. Se predominarem, podem pesar a decoração, resultando em uma estética que pode não ser agradável.

Flores

Para um casamento rústico, nada melhor do que flores para dar um ar mais campestre à cerimônia. Para isso, você pode utilizar algumas mais simples e silvestres, como girassóis, gérberas e crisântemos. Na hora de montar os arranjos, mescle-as de forma a montar adornos naturais e bem coloridos.

Outra ideia totalmente criativa e inovadora é usar as plantas suculentas, que darão um charme a mais na decoração.

Objetos vintage

Investir em um ar vintage pode contribuir enormemente para o clima rústico. Veja o que você pode utilizar:

  • Potes e garrafas de vidro: os potinhos podem ser reciclados e usados em enfeites DIY. Você pode decorá-los com rendas, por exemplo, e usar como porta-velas ou centro de mesa.
  • Lousas: a utilização deste objeto tem crescido muito nos casamentos e vem se tornando tendência. Use-as para escrever mensagens românticas, marcadores de mesa ou menu.
  • Luzes suspensas: se o casamento rolar até de noite, certifique-se de ter preparado esse tipo de iluminação. Lanternas e velas são ótimas opções.

Frutas, folhas e galhos

Esses elementos contribuem para o clima campestre, além de adicionar um aroma muito agradável à cerimônia. Procure utilizar as frutas da estação e tenha resultados fantásticos!

Agora que você já sabe os principais elementos de uma decoração rústica para casamento, que tal descobrir quais são as principais tendências para decoração de mesas para te dar ainda mais ideias para deixar seu casamento perfeito?