A hora em que os noivos fazem seus votos certamente está entre uma das mais emocionantes do casamento. Falar sobre o casal, declarar seu amor e fazer promessas é algo capaz de fazer escorrer uma lágrima no rosto de qualquer convidado.

Os votos devem ser pensados, planejados e escritos com antecedência para que fiquem do jeitinho que o casal imagina e merece. Por ser tão importante, trata-se de uma tarefa que não é fácil.

Para te ajudar, preparamos 7 dicas de como escrever votos de casamento. Leia e faça desse mais um dos momentos inesquecíveis do grande dia!

1. Não deixe para a última hora

Alguns noivos preferem deixar para escrever os votos no dia da cerimônia para aproveitar o bombardeio de emoções, mas essa opção pode se tornar uma cilada.

Ao mesmo tempo em que os sentimentos estão à flor da pele, há um nervosismo e detalhes a se pensar, e os votos podem representar uma preocupação a mais. Isso pode prejudicar a fluidez das ideias e palavras.

2. Abra seu coração e sua mente

Não há roteiro, regra ou padrão na hora de escrever os votos de casamento. O importante é que a mensagem seja verdadeira e a cara dos noivos. Desapegue de clichês e frases feitas, abra sua cabeça para tudo aquilo que tem a ver com vocês.

Nesse momento, é interessante fazer um brainstorming (em inglês, tempestade de ideias). Pegue um rascunho e vá anotando tudo que vier à mente: uma frase, um trecho de música, uma palavra, uma história que viveram, etc. Isso vai ajudar muito na hora de organizar e estruturar os votos.

3. Conte a história de vocês

Agora vamos entrar nas dicas para, de fato, escrever os votos! Como falamos, esse é um momento personalizado, exclusivo de vocês, portanto, vale tudo.

Abordar brevemente a forma como se conheceram ou como se apaixonaram, a trajetória do casal ou até mesmo um caso engraçado. Só não vale empolgar e entrar em muitos detalhes pois, como vamos abordar mais adiante, pode ficar cansativo para os convidados.

4. Declare seus sentimentos

Aqui você deve expressar tudo que sente pelo parceiro. Pode parecer impossível traduzir isso em palavras, certo? Mas assim que você começar, as ideias vão chegando e você verá que não é tão difícil assim se declarar para quem se ama.

Basta ser sincera, pensar no que já viveram e vivem no relacionamento e, até mesmo, em pequenas coisas do dia a dia que você admira nele. Vale ouvir algumas músicas românticas para inspirar!

5. Faça promessas

Para finalizar, é hora das famosas juras de amor! As promessas são o ponto alto desse momento, afinal, é para isso que servem os votos. Elas devem ser, acima de tudo, reais.

Em vez de frases clichês, como “prometo estar ao seu lado na alegria e na tristeza”, que tal “eu prometo continuar te fazendo sorrir todos os dias, mesmo quando o (time do coração) perder”? Aqui, vale até uma pitada de humor. Uma ótima dica é utilizar as ideias que foram reunidas no momento citado lá no tópico 2.

6. Não se prolongue demais

Essa é uma das poucas regras para a hora de escrever os votos de casamento: imagine-se no lugar de seus convidados. Não deixe que um momento tão lindo se transforme em algo cansativo.

Leia e releia os votos. Mostre para alguém e peça uma opinião sincera, isso também já serve como uma forma de treinar para o grande dia.

7. Seja autêntico e improvise

Para reforçar o que já dissemos e finalizar nossas dicas, não perca a sua essência. Uma declaração de amor pode ser incrivelmente linda, mas perde todo o encanto se parecer artificial.

Além disso, tenha uma “colinha” na hora da cerimônia, mas não se prenda a ela. Treine, passe o olho na hora e improvise, afinal, nada é mais emocionante do que uma declaração sincera e autêntica.

Como você viu, escrever os votos de casamento não é algo impossível e, seguindo essas dicas, certamente você proporcionará um momento mágico para os convidados (e para o noivo, é claro)!

Gostou? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso a muitas outras dicas! Estamos no Facebook e Instagram!